O que rolou no Festival de Gramado 2011

7 de setembro de 2011
Nenhum comentário

Três dias inesquecíveis para mestres, profissionais e aspirantes da publicidade. Debates, palestras, discussões e integração, sobre o tema “Onde está a ideia?”, ocuparam a agenda preparada para a edição do 18º Festival Mundial de Publicidade que foi de 31 de agosto a 02 de setembro.

 

O evento reuniu cerca de 4 mil pessoas no centro de eventos Serra Park em Gramado, num amplo espaço que contou com diversas atrações interativas e de mídia digital para os participantes, além de distribuição de brindes e outras ações.

 

Após a cerimônia de abertura, Luiz Lara presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) e fundador da agência brasileira Lew Lara, iniciou a palestra de abertura, falando sobre o tema do encontro, “Onde está a ideia?”. Produzindo uma reflexão intensa e expansiva sobre o assunto.

 

Os consumidores e as classes emergentes no cenário econômico também foram alvos das palestras e painéis, como no painel “A verdadeira comunicação para a maioria” onde os dados apresentados por Renato Meirelles, Sócio-Diretor do Instituto de Pesquisas Data Popular, foram contrastados com a experiência popular do jornalista Manoel Soares, Presidente da Central Única de Favelas (CUFA).

 

O contraste nos painéis do festival não parou por aí. No painel “O Jornalismo na era digital” a plateia foi presenteada com a ilustre presença de Ricardo Noblat, Colunista do O Globo. Em contrapartida no mesmo painel estava Junior Maicá, Proprietário do blog O Bairrista, produzindo uma discussão sobre os novos formatos da comunicação.

 

Dado Schneider foi aplaudido de pé após sua palestra: “O consumidor muda! A palestra muda!”. Falando apenas verdades, sem sensacionalismo, produziu interessantes reflexões sobre o futuro do mercado de comunicação, em detrimento do novo consumidor.

 

Um dos painéis em que as cadeiras do auditório foram mais disputadas foi sem dúvida alguma o painel “Redes Sociais: virtudes e efeitos colaterais da nova comunicação digital”, com a presença do apresentador do CQC Marcelo Tas, que causou nostalgia na plateia ao falar um pouco sobre sua carreira na televisão, lembrando do Castelo Rá Tim Bum.

 

A presença de grandes ícones da publicidade como os painelistas: Mário D’Andrea – Sócio da Fischer & Friends,
Sérgio Valente – Presidente da DM9DDB, Guga Ketzer – Sócio e Vice Presidente de Criação da LODUCCA e Ícaro Dória – Diretor de Criação da Wieden + Kennedy, inspiraram os novos publicitário a acreditarem no futuro da profissão e enxergar novas possibilidades.

 

No último dia houve a cerimônia de entrega dos troféus Galos de Gramado aos melhores da propaganda. A grande vencedora, foi a agência Loducca, com 3 troféus de bronze, 2 de prata e 7 de ouro.

 

O festival foi encerrado com a palestra “FAZER, DIZER”, produzida por Felipe Anghinoni e Tiago Mattos, diretores de Whatever da Perestroika – Escola de Atividades Criativas. A palestra foi inundada de provocações a interatividade entre todos, e até culminou com a criação de um grupo de discussão no Facebook “Do Bem & Rock’n'Roll”.

 

E assim foi o 18º Festival de Publicidade de Gramado, há muito mais o que se falar. “Onde está a ideia?”, em resumo em todo lugar.

 

Confira os vencedores do 18º Festival Mundial de Publicidade de Gramado:

Categoria Ouro
Boca/Rs – Promo
Dcs Comunicações/Rs – PromoEscala Comunicação/Rs – Promo
Dcs Comunicações/Rs – Rádio
Lowe Ginkgo/Uy – Rádio
Dcs Comunicações/Rs – Cine/Tv E Outros Formatos
Lew’lara\Tbwa/Sp – Cine/Tv E Outras Telas
Loducca/Sp – Cine/Tv E Outros Formatos
Loducca/Sp – Mídia Digital – Website
Lew’lara\Tbwa/Sp – Mídia Digital – Marketing Viral
Loducca/Sp – Mídia Digital – Marketing Viral
Loducca/Sp – Mídia Digital – Website
Loducca/Sp – Design E Artes Gráficas
Lew’lara\Tbwa/Sp – Design E Artes Gráficas
Loducca/Sp – Mídia Impressa
Loducca/Sp – Mídia Impressa

 

Categoria Prata
Boca/Rs – Promo
Loducca/Sp – Promo
Escala Comunicação/Rs – Proo
Draftfcb/México – Mídia ExteriorRecreo/México – Mídia Exterior
Grey Comunicação/Sp – Mídia Impressa
Lew’lara\Tbwa/Sp – Mídia Impressa
Loducca/Sp – Mídia Digital – Hot Site

 

Categoria Bronze
Loducca/Sp – Mídia Exterior
Agência Ama/Rs – Rádio
Loducca/Sp – Mídia Impressa
Dcs Comunicações /Rs – Mídia Impressa
Dcs Comunicações/Rs – Mídia Impressa
Grey Comunicação/Sp – Mídia Impressa
Grey Comunicação/Sp – Mídia Impressa
Escala Comunicação/Rs – Cine/Tv E Outros Formatos
Getz Comunicação/Pr – Cine/Tv E Outros Formatos
Grey Comunicação/Sp – Cine/Tv E Outros Formatos
Leiaute Propaganda/Ba – Cine/Tv E Outros Formatos
Clemente Cámara Asociados/México – Cine/Tv E Outros Formatos
Escala Comunicação/Rs – Promo
Loducca/Sp – Promo
Lowe Ginkgo/Uy – Promo
Lowe Ginkgo/Uy – Promo
Quê Comunicação/Rj – Promo
Dcs Comunicações/Rs – Mídia Digital Mobile Advertising
W3haus/Rs – Mídia Digital Jogo Online
W3haus/Rs – Mídia Digital Hot Site
Dcs Comunicações/Rs – Mídia Digital Mobile Advertising

vaso link

Comments are closed.