Essa semana a Agência DM9, uma das mais premiadas do Brasil, lançou um anúncio comemorativo de 90 anos do Guaraná Antártica. O novo anúncio da DM9 reviveu o anúncio de lançamento do Guaraná Antártica, que foi veiculado no dia 18 de agosto de 1921, nas primeiras páginas dos principais jornais de São Paulo. A única interferência da Agência foi a inserção de uma faixa colorida com as garrafas do Guaraná Antártica, como você pode ver abaixo:
A reutilização do anúncio gerou uma discussão muito interessante por aqui na MK3.
Questionar o valor criativo da DM9 seria prepotência da nossa parte. O questionamento que veio a tona foi a reciclagem de anúncios, ou seja, pegar um anúncio já utilizado e com algumas alterações relançá-lo. Pode-se dizer que isso é um plágio ou uma saída criativa?
Nosso diretor de arte, Fábio Tateno, opinou da seguinte forma: “se a peça não for original e criativa, é simplesmente falta de criatividade”.
Muito se tem falado da crise criativa da nossa geração. Fica no ar a questão, essa tentativa de causar nostalgia com remakes é positiva ou não?
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Por: Vilto Reis – Redator da agência.
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